Walter Pinheiro comemora crescimento da programação nacional na TV paga

Tércio Ribas Torres | 25/07/2013, 16h55

A exibição de conteúdo nacional na TV paga em 2012 dobrou em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), divulgado na semana passada. O aumento da exibição de filmes, documentários e programas de produção brasileira é creditado à nova lei da TV paga (Lei 12.485/2011), que determina que, a cada seis canais estrangeiros, os pacotes de TV disponibilizem um canal brasileiro que exiba, em horário nobre, três horas e meia semanais de conteúdo nacional.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do projeto que deu origem à lei (PLC 116/2010), comemora o resultado. Segundo o senador, com a ampliação desse mercado para as produtoras nacionais, há uma clara contribuição para a produção independente e para a abertura de novos espaços para a cultura brasileira. Pinheiro também destaca o fato de a nova legislação colaborar com a geração de empregos.

- Essa nova legislação, inclusive, vem promovendo uma revolução no mercado, com o aumento da demanda por equipes de profissionais brasileiros para atender as produtoras - declarou o senador.

O levantamento da Ancine, que levou em conta um universo de 14 canais, mostra que em 2012 foram exibidas mais de 2 mil horas de programação nacional, contra um total de pouco mais de mil horas em 2011.

Cinema

O cinema brasileiro também vive um bom momento. De acordo com a Ancine, no primeiro semestre de 2013 foram vendidos 13,6 milhões de ingressos para filmes nacionais, com faturamento de mais de R$ 140 milhões. Esse número representa cerca de 90% do que foi registrado em todo o ano de 2012. Se a tendência for mantida, o público para filmes brasileiros até o fim do ano poderá dobrar em relação ao ano passado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: