Comissão de Direitos Humanos discutirá manifestações em audiência pública

Da Redação | 04/07/2013, 17h45

A pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) fará uma audiência pública, na próxima quinta-feira (11), para discutir as recentes protestos que aconteceram em todo o país. Na audiência, informou o senador, serão tratados vários temas abordados pelos manifestantes, como educação, saúde e o passe livre.

O senador sugeriu que sejam convidados representantes do Movimento Passe Livre (que deu início às manifestações), da Secretaria Nacional de Juventude, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília, do Conselho Nacional de Juventude, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

- Queremos ouvir a juventude. Mas ninguém está dizendo que esses convidados são os líderes do atual movimento. É que eles são agentes que sempre atuaram nesse campo e queremos ouvir a análise deles sobre o que está acontecendo - ressaltou Paim.

Outras atividades

Antes da audiência com os manifestantes, a CDH fará, na segunda-feira (8), às 9h, um seminário sobre a encíclica Paz na Terra, do Papa João XXIII. Ana Rita informou que o seminário, que terá a participação de representantes da Igreja Católica, será realizado a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

– Essa encíclica nos dá luzes sobre a realidade atual – declarou a senadora.

Na terça-feira (9), às 10h, a comissão fará uma audiência pública sobre internação compulsória de viciados em drogas. A reunião foi solicitada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), relator de matéria sobre o assunto.

A CDH também aprovou, nesta quinta-feira, requerimentos de Paulo Paim para a realização de audiências públicas sobre segurança do trabalho no âmbito do serviço público, alienação parental em famílias em que os pais não estão separados, Lei da Anistia e mobilidade urbana. Com exceção desta última, prevista para o dia 15, as outras ainda não têm data confirmada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: