Paim defende implantação de curso de medicina no interior do RS

Da Redação | 11/06/2013, 15h35

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, nesta terça-feira (11), a implantação do curso de Medicina na Universidade Regional de Ijuí (Unijuí). De acordo com Paim, a proposta é pleiteada pelo corpo docente da instituição devido à escassez de médicos na região.

- A região dispõe de menos de 1 médico para cada mil habitantes, enquanto a média do estado gaúcho é de 2,31 médicos por mil habitantes. Os dados demonstram a necessidade de formação de profissionais que atendam a população e a situação é ainda mais crítica na fronteira e região oeste – alertou.

O senador ressaltou que a universidade está presente em 53 municípios, o que lhe confere legitimidade para identificar as demandas sociais e atendê-las dentro de suas capacidades. Paim observou que, diferentemente de outras iniciativas que exigem construções novas com altos custos, o projeto da Unijuí utilizará estrutura já instalada.

- A universidade formulou a construção de um projeto pedagógico diferenciado que objetiva formar profissionais multiqualificados, adequados à realidade do SUS, alicerçado nos princípios humanistas da prevenção e da constante qualificação nos diferentes níveis de atenção à saúde – acrescentou.

Paim lembrou que a melhoria do atendimento à saúde no Brasil passa, necessariamente, pela formação de profissionais suficientes para o atendimento da população e solicitou ao Ministério da Educação que inclua a região oeste do Rio Grande do Sul no edital destinado à ampliação dos cursos de medicina.

Terceira idade

Paim também registrou a importância do trabalho desenvolvido pela Federação Riograndense da Terceira Idade (Fritid) e pelas entidades que atuam na defesa dos direitos e interesses dos idosos. O senador citou dados de pesquisa da federação que revelam inúmeras dificuldades enfrentadas pela terceira idade, entre elas, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

- A sua inserção no mercado de trabalho geralmente se dá em condições desfavoráveis, com postos de trabalho menos qualificados e, não raro, principalmente para as mulheres, remuneração inferior. Assim, o processo de envelhecimento da população impõe a nós todos desafios no sentido de proporcionar condições dignas de vida a esse segmento tão importante da nossa população – defendeu.

Paim também criticou a defasagem na aposentadoria dos idosos e lembrou que o número de pessoas na terceira idade deve crescer nos próximos anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: