Eduardo Suplicy alerta para riscos de exploração mineral na mata atlântica paulista

Da Redação | 03/06/2013, 18h35

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhou nesta segunda-feira (3) a autoridades do governo de São Paulo e do governo federal carta de alerta sobre a situação enfrentada pelo município de Piedade, na Mata Atlântica paulista. A região – vizinha a Ibiúna, Votorantim e Sorocaba – é forte produtora de hortifrutigranjeiros, mas está sob ameaça de ver a atividade se extinguir diante da especulação em torno do  potencial mineral de suas terras.

Em pronunciamento em Plenário, Suplicy disse ter visitado o local nos últimos dias e tomado conhecimento do problema. Segundo ele, na cidade vivem cerca de 600 famílias de produtores, unidas pela produção sustentável. - A possibilidade de se extrair granito britado de uma área situada entre os bairros Piraporinha, Gurgel e Furnas, em análise pela MSX Minerais, pode comprometer a produção agrícola do município assim como a preservação da flora e fauna nativas da região - afirmou.

O senador leu na tribuna texto do abaixo-assinado iniciado em 14 de maio pela Associação Ecológica São Francisco de Assis, pedindo de preservação do local. O documento revela a preocupação da sociedade civil em defesa do meio ambiente altamente protegido da região e da qualidade de vida da população. Os moradores temem a degradação das estradas, a poluição sonora, a poluição do ar, o crescimento da violência, a superlotação do sistema de saúde e também o desemprego. Isso porque algumas centenas de empregos na lavoura seriam substituídos por poucas dezenas de empregos na mineradora.

A mudança de atividade econômica poderia se refletir ainda, alertou o senador, no êxodo dos produtores da região, com a venda de suas propriedades, provocando reflexos negativos para o comércio local e o empobrecimento da população originária, que não tem condições de se transferir para outras cidades.

– Também o abastecimento de verduras e legumes nas cidades próximas, inclusive São Paulo, sofrerá com a eliminação de fonte importante geradora desses produtos – acrescentou.

Suplicy informou que a carta de alerta foi enviada ao ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; ao diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Sérgio Augusto Dâmaso de Souza; ao secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas; e ao presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Otávio Okano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: