Acir Gurgacz registra realização de feira agrícola em Rondônia

Da Redação | 03/06/2013, 17h30

Em pronunciamento nesta segunda-feira (3), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou a realização da segunda edição da Feira de Tecnologias e Oportunidades de Negócios Agropecuários, a Rondônia Rural Show, realizada em Ji-Paraná com a participação de 420 expositores e um público de aproximadamente 30 mil pessoas, ligadas diretamente ao agronegócio.

Acir Gurgacz disse que a feira consolidou-se como um espaço importante de fomento à agropecuária local, oferecendo aos agricultores boas oportunidades de negócios, de crédito, de conhecimento, de assistência técnica, inovações e novas tecnologias que estarão à disposição dos agricultores de Rondônia.

Durante a feira, disse o senador, os agricultores familiares tiveram acesso facilitado ao crédito com juros subsidiados por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. A medida, segundo ele, beneficiou centenas de produtores rurais que adquiriram equipamentos agrícolas no valor de até R$ 50 mil, sem qualquer juro com carência e um bom prazo para o pagamento.

No evento também foram entregues 400 títulos de posse definitiva da terra para os agricultores, como ação integrante da política de regularização fundiária desenvolvida pelo governo de Rondônia.

Acir Gurgacz disse que a implementação de políticas agrícolas está dinamizando a economia de Rondônia, gerando emprego e renda em todos os setores e contribuindo para o fortalecimento da economia local. Com o trabalho e a determinação de todos, afirmou, o estado em breve se consolidará como a maior potencia agrícola da Amazônia Legal.

Acir Gurgacz disse que a instalação futura de uma montadora de tratores e implementos agrícolas é mais um reflexo do bom momento da economia de Rondônia, que cresce com a força da agropecuária e dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, com as usinas do rio Madeira; a implantação de terminais hidroviários; as obras em rodovias, aeroportos, ferrovias e saneamento básico; e investimentos em saúde, educação e segurança pública.

- Vivemos um momento de transformação social e crescimento acelerado em Rondônia. Evidente que a base de nossa economia e a vocação natural de nosso estado é a agropecuária. Mas precisamos da indústria de transformação. Estamos estimulando a implantação de agroindústrias para que possamos agregar valor aos nossos produtos, gerando mais emprego e renda, bem como a circulação de recursos e mercadorias no próprio estado – afirmou.

Acir Gurgacz disse que Rondônia já está se tornando o principal fornecedor de produtos primários para os demais estados da Região Norte, além do quarto maior exportador de carnes do país. Para que o estado possa se consolidar como um novo eixo de desenvolvimento, o senador cobrou a execução de projetos que considera importantes, como a restauração da BR-364, em curso; das BR-425 e da BR-429, em processo de licitação; e a reconstrução da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho e está abandonada há mais de 20 anos.

Entre 2002 e 2010, disse Acir Gurgacz, Rondônia foi o segundo estado que mais cresceu no país, com 63,9% de crescimento acumulado no período, atrás apenas do estado do Tocantins. A situação, disse ele, exige investimentos em educação profissional, como forma de permitir o aprimoramento da mão de obra local.

Acir Gurgacz também cobrou a ampliação de recursos para a Universidade Federal de Rondônia que, segundo ele, vem enfrentando uma série de problemas administrativos, que vão desde a falta de recursos, como também o mau uso dos recursos existentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: