Dia Internacional da Síndrome de Down é lembrado por Renan Calheiros
Da Redação | 21/03/2013, 12h40
O Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta quinta-feira (21), foi lembrado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), como uma oportunidade de reflexão. De acordo com ele, é importante salientar que, tal como as políticas públicas de amparo e estímulo ao desenvolvimento dessas pessoas, é também importante o tratamento que damos a elas e os sentimentos que nutrimos em relação às suas dificuldades.
"Como lidamos com o diferente, como interagimos com o excepcional, como podemos ajudar aqueles que necessitam de cuidados especiais e, principalmente, como podemos lutar contra os preconceitos que muitos ainda preservam", alertou.
A escolha da data de hoje - 21 do 3 - é uma alusão à trissomia do cromossomo 21, ocorrência genética e universal, que se faz presente em todas as raças e classes sociais.
Não existe ainda no país uma estatística de quantos brasileiros têm a Síndrome de Down.
"Antes estigmatizada, felizmente hoje verificamos que a síndrome pode e deve ser encarada como um evento a mais na vida das pessoas que não as impedem de levar uma vida normal. Isso se deve em parte à adoção de políticas públicas de inclusão social de pessoas com necessidades especiais e tantos outros esforços da sociedade civil", ressaltou o presidente do Senado.
Senadores
Outros senadores também lembram a data por meio das redes sociais, destacando principalmente a necessidade de mais avanços nas políticas públicas de inclusão social.
"Avançamos bastante, mas ainda temos muito a fazer para a inclusão social de todos" - disse o senador Humberto Costa (PT-PE).
O senador Wilder Morais (DEM-GO) observou que ainda é grande o preconceito em relação aos portadores da síndrome.
" O preconceito é uma "deficiência mental" grave, pois cega as pessoas, e assim elas não são capazes de enxergar o outro de igual para igual. Nessa atitude discriminatória, o outro é sempre visto num ângulo inferior" - avaliou.
O líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Lídice da Mata (PSB-BA) também saudaram a data.
Com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: