Senado inaugura exposição '100 fotos de 2012'

Da Redação | 12/03/2013, 14h30

O Senado inaugurou, na manhã desta terça-feira (12), a exposição “100 fotos de 2012 - O dia a dia no Senado”. A mostra está exposta no hall de acesso às alas Tancredo Neves e Teotônio Vilela (final do corredor conhecido como Túnel do Tempo) e fica em cartaz até o dia 8 de abril.

A mostra reúne  momentos marcantes, como as discussões sobre a distribuição dos royalties do petróleo, os debates a respeito da Lei Geral da Copa, além das CPIs do Cachoeira, do Tráfico de Pessoas e da Violência Contra as Mulheres.

Na opinião do 1º vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), a exposição comprova o profissionalismo dos veículos de comunicação da Casa.

– É um trabalho feito com muita dedicação. Não tem um lugar, não tem uma atividade que a gente faça que não tenha uma boa cobertura. Isso é fato – afirmou o parlamentar, para quem o desempenho da comunicação do Senado alcançou um nível "quase impecável".

A diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto, felicitou a Casa por contar com uma equipe de excelentes fotógrafos, que registram "a essência dos fatos de forma precisa".

A secretária geral da mesa, Cláudia Lyra, elogiou a seleção das imagens.

– Como podemos constatar, 2012 foi um ano bastante movimentado, com assuntos polêmicos. E isso está bem retratado aqui. Todos estes momentos estão eternizados – avaliou.

Ao falar sobre o projeto em entrevista, a coordenadora de fotografia, Paula Cinquetti, chamou a atenção para o caráter de registro histórico que o material fotográfico atingiu.

– A exposição começou como um projeto de valorização da fotografia. Não da fotografia apenas como captura do dia-a-dia, do factual, ou como ilustração de matérias, mas da fotografia que revela a marcha da história  – afirmou Paula.

Segundo o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Davi Emerich, a cobertura jornalística da instituição é feita de maneira que nenhum fato passe despercebido pelos veículos de comunicação da Casa, tendo a fotografia um papel fundamental na memória do processo legislativo.

- Fazemos cerca de 300 mil fotos por ano. Em uma semana, são oito mil, mais do que o Senado produziu nos seus primeiros 170 anos de existência - assinalou Emerich.

Estiveram presentes ainda na solenidade os senadores Anibal Diniz (PT-AC) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), Florian Madruga.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: