Alvaro Dias critica política econômica e pede que Mantega explique situação na CAE

Da Redação | 25/02/2013, 16h05

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (25), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou a forma como o governo tem conduzido a economia brasileira. Ele destacou a última edição da revista Época que, em matéria de capa, registra o enfraquecimento da economia e a fuga de investidores do Brasil.

- Não é uma capa que gostamos de ver. Não é o que desejamos para o país, mas é a realidade – lamentou o senador.

Ele criticou a atuação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Alvaro Dias disse que as recentes declarações do ministro lembram a frase do apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha (1917-1988), que dizia: “eu vim para confundir, e não para explicar”. Na visão do senador, há “uma babel” no seio do governo – principalmente entre Ministério da Fazenda e o Banco Central –, com previsões e metas confusas sobre juros e índices de inflação.

Com base na matéria da Época, o senador disse que os desencontros do governo disseminam nervosismo no mercado e minam a confiança no Brasil. Ele declarou que a meta do governo para a inflação será, em breve, superada.

Alvaro Dias lembrou que já protocolou um requerimento para que Mantega compareça ao Senado para explicar a situação da economia na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

- Não se conhecem as armas que a gestão petista quer usar, mas há uma certeza: eles não sabem o que fazem – disse.

O parlamentar paranaense ainda lamentou que as previsões sobre o crescimento econômico venham sendo revistas para a baixo. Para o senador, o governo está assustado com a alta da inflação e as perspectivas econômicas “são sombrias”. Alvaro Dias disse que o “arsenal de pirotecnias” do governo não tem sido eficiente para alavancar a economia brasileira. Ele ainda registrou que Mantega tem sido motivo de “pilhéria” nos fóruns mundiais de economia.

- Não é aceitável ter um ministro da Fazenda que não saiba sair desta situação – concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: