Há uma Cuba silenciada, diz Yoani Sánchez a deputados e senadores

Da Redação | 20/02/2013, 13h30

Logo após a exibição do documentário "Cuba-Honduras", na Câmara dos Deputados, a blogueira e dissidente cubana Yoani Sánchez afirmou que existe uma "Cuba silenciada" e que em seu país "vive-se uma grande censura, um monopólio informativo que está nas mãos de um único partido".

Yoani também esteve no Senado, acompanhada, dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Álvaro Dias (PSDB-PR), e participou de uma entrevista na TV.

– Há cinco anos abri um espaço virtual chamado Generación Y. Não pensei que minha vida mudaria tanto - declarou, ressaltando que seu blog é "moderado" e conta o cotidiano de sua família e seus amigos.

Yoani disse que foi vítima de perseguição policial e vinha sendo impedida de sair de seu país - ela veio ao Brasil após diversas tentativas.

– Mas Cuba não é só um partido, não é só uma ideologia, não é só um homem. Cuba é plural, é diversa e tem diversas cores - frisou.

O encontro está sendo realizado no Plenário 1 da Câmara dos Deputados e pode ser acompanhado pela internet. Deputados e Senadores participaram do encontro. Do lado de fora do recinto, diversos manifestantes - contra e a favor da blogueira - utilizam palavras de ordem como "Viva Fidel! Viva a revolução!" e "Abaixo a ditadura! Cuba livre!".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: