Lídice da Mata homenageia monge que atuou em Salvador

Da Redação | 17/12/2012, 17h30

O monge beneditino dom Gregório Paixão, que acaba de assumir a Diocese de Petrópolis (RJ), recebeu homenagem da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que ressaltou as realizações do religioso para a cultura da cidade de Salvador.

- Foi responsável também pela recuperação da biblioteca do Mosteiro de São Bento, tombada pela Unesco como uma das mais importantes bibliotecas do mundo. O nosso Mosteiro de São Bento, em Salvador, é o mais antigo da América Latina, é um mosteiro do século 16 – disse.

Lídice da Mata lembrou que dom Gregório foi o responsável pela reativação do coral do Mosteiro de São Bento.

- Um coral belíssimo que se apresenta com os cânticos gregorianos, oferecendo um espetáculo maravilhoso.

Jurista

A senadora lembrou também os 70 anos da morte do político e jurista baiano Joaquim José Seabra (1855-1942), que governou a Bahia por dois mandatos.

- Foi ministro da Justiça e Negócios Interiores entre 1902 e 1906. Interinamente ocupou o Ministério das Relações Exteriores, foi também Ministro da Viação e Obras Públicas entre 1910 e 1912, além de ter sido um dos dois únicos políticos a figurar nas duas primeiras constituintes da República. Foi um dos mais eminentes tribunos contra o regime instaurado por Vargas no país - enumerou Lídice da Mata.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: