Raupp registra centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Da Redação | 03/12/2012, 19h35

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) sublinhou, nesta segunda-feira (3), a importância da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para o povo rondoniense e parabenizou a Câmara dos Deputados por convocar sessão solene em homenagem ao centenário da ferrovia.

- A construção da ferrovia Madeira-Mamoré atalhou os destinos de Rondônia. Refundou-se Porto Velho, ponto escolhido por Percival Farquhar, o empresário americano que arrematou as obras como grande eixo de articulação da ferrovia - disse.

Raupp afirmou que a estrada de ferro incentivou a expansão, por décadas, de várias frentes de desenvolvimento na região. O tombamento da Madeira-Mamoré como patrimônio cultural brasileiro, ressaltou, vem incentivando, na sociedade rondoniense, o desejo de preservação da estrada.

- Aproveito o ensejo para me filiar à campanha em prol da candidatura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, neste ano de comemoração de seu centenário, a Patrimônio da Humanidade tombado pela Unesco - ressaltou.

O senador mencionou ainda a importância do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma das principais atrações turísticas de Rondônia e um dos poucos exemplares preservados dos primeiros complexos ferroviários construídos no novo mundo.

- Parte significativa dessas estruturas encontra-se atualmente em processo de restauração, um investimento de mais de R$ 8 milhões na recuperação da estrutura física do patrimônio tombado - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: