Acir Gurgacz destaca produção da agricultura familiar em Rondônia

Paulo Sérgio Vasco | 30/11/2012, 17h55

Em audiência pública nesta sexta-feira (30), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ressaltou que Rondônia registra a presença de mais de 75 mil agricultores familiares, e que o setor responde por 74% do valor bruto da produção agropecuária local, com o emprego de quase 250 mil pessoas ou 80% da mão de obra do campo.

Os agricultores familiares respondem ainda por 90% da produção de café,  93% da produção de feijão, 92% da produção de mandioca, 82% da produção de leite, 65% da produção de aves e por 49% da produção de bovinos em Rondônia. A audiência foi realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), presidida por Gurgacz, com o objetivo de avaliar os assentamentos e a desapropriação de áreas para reforma agrária.

Ao mesmo tempo em que destacou a pujança da agricultura local, Acir Gurgacz apontou um clima de insegurança jurídica nos acampamentos dos que ainda não possuem um pedaço de terra para produzir. O senador destacou a parceria entre o Incra e o governo de Rondônia, “que abre boa perspectiva para a regularização das famílias, visando desburocratizar e agilizar os pleitos”.

Acir Gurgacz também citou projeto de sua autoria, o PLS 24/10, que transfere terras federais para o estado de Rondônia, a exemplo do que já ocorreu nos estados de Roraima e Amapá. A proposta aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Acir Gurgacz lembrou que Rondônia é fruto de um grande projeto de reforma agrária, pois a sua ocupação ocorreu com a transferência para o local das famílias dos agricultores que ocupavam as terras que hoje abrigam o lago da Hidroelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

- Cidades como Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal e Ariquemes são frutos de uma grande reforma agrária que hoje alavancam a economia do estado, com a produção agrícola vindo da agricultura familiar - concluiu Gurgacz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: