Senado adere à campanha 'Igualdade racial é para valer"

Rodrigo Baptista | 07/11/2012, 14h40

O presidente José Sarney (PMDB-AP) assinou nesta quarta-feira (7) termo de adesão do Senado à campanha "Igualdade Racial é pra Valer”, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Lançada em março do ano passado, a campanha tem por objetivo despertar a consciência social para o problema da discriminação e incentivar iniciativas do Estado, do setor privado e da sociedade civil que contribuam para o respeito às diferenças.

Durante a solenidade, foi apresentado o plano de trabalho com o cronograma das ações de responsabilidade do Senado até fevereiro de 2015 inseridas no âmbito do acordo com o Executivo.

Entre as ações previstas estão a divulgação, em campanhas institucionais, do Estatuto da Igualdade Racial, e o desenvolvimento e disponibilização de cursos à distância pelo Instituto Legislativo Brasileiro.

Antes mesmo da assinatura do acordo, Senado e Seppir já colocaram em prática a parceria. O primeiro resultado concreto foi a realização da pesquisa sobre a violência contra a juventude negra coordenada pela Secretaria de Opinião Pública do Senado (Sepop) e aplicada pelo DataSenado. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (7).

A ministra da Seppir, Luiza Bairros elogiou a elaboração da pesquisa, que é parte do protocolo de intenções. Segundo ela, os dados ajudaram na elaboração de políticos públicas para combater o problema.

Já o presidente Sarney agradeceu o empenho da Diretora-Geral, Doris Peixoto, do diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), Fernando Cesar Mesquita, e da diretora da Sepop, Elga Lopes. No discurso, Sarney ressaltou que é preciso agir para acabar com as desigualdades raciais.

 E é esse justamente o nosso combate. Tenho apoiado, desde que cheguei ao Congresso Nacional, todos os movimentos a favor da igualdade racial – disse, lembrando também de suas ações à frente do Executivo como a criação em 1988, da Fundação Palmares e o rompimento das relações culturais com a África do Sul por conta do apartheid.

Durante a solenidade, o senador Paulo Paim (PT-RS) comandou uma salva de palmas pela atuação de José Sarney em prol da aprovação de uma política de cotas para negros nas universidades.

De acordo com a diretora-geral, o convênio firmado com a Seppir reforça ações promovidas pelo Senado na promoção de uma política igualitária na instituição como, por exemplo, o Programa Pró-equidade de gênero e Raça.

 Ainda há muito a ser feito, mas isso demonstra o compromisso do Senado Federal com a igualdade racial. Juntos, vamos todos trabalhar para por fim às desigualdades – disse Doris Peixoto.

Também acompanharam a assinatura do termo os deputados federais Luiz Alberto (PT-BA), Benedita da Silva (PT-RJ) e Janete Pietá (PT-SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: