Alvaro Dias acusa governo de descaso em relação aos aposentados e pensionistas do Aerus

Da Redação | 05/11/2012, 16h45

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acusou o governo federal de descaso em relação aos aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus. Ele afirmou, nesta segunda-feira (5), em Plenário, que, por outro lado, o dinheiro público tem sido “oferecido generosamente” para a construção de estádios de futebol, lembrando a aprovação recente, no Senado, de empréstimo de R$ 240 milhões para obras no Maracanã, no Rio de Janeiro, com aval da União. Já os aposentados e pensionistas do Aerus seguem sem receber seus benefícios.

- É inaceitável que essa questão ainda seja objeto de tantas contestações judiciais por parte da União. Renovamos o nosso respeitoso apelo ao poder Judiciário. A causa é justa, legitima e tem consolidado amparo legal. Essa tortura imposta ao aposentados do Aerus precisa cessar - afirmou.

Falando na condição de líder do PSDB, Alvaro Dias ressaltou que há sete anos denunciou no Senado o descaso do governo com os aposentados e pensionistas do Aerus, que reúne trabalhadores das antigas companhias aéreas Varig e Transbrasil, os quais buscam indenização trabalhista na Justiça.

- Agora, o governo trava uma batalha judicial com eles. Depois de assumir o compromisso de cumprir uma decisão judicial, o governo voltou atrás, ingressou com recursos, vem adotando os expedientes jurídicos possíveis, para não corresponder à expectativa desses trabalhadores aposentados – afirmou.

Como forma de ilustrar o “longo e aflitivo” itinerário percorrido pelos participantes do fundo Aerus, Alvaro Dias leu carta encaminhada a ele em que o aposentado Carlos Eduardo, de Joinville SC), clama em nome dos mais de 50 mil dependentes diretos de um grupo de aposentados e pensionistas cuja média de idade é de 75 anos e dos quais mais de 750 já faleceram. O apelo é pelo fim do “martírio” imposto pelo governo federal, afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: