Luiz Henrique repudia divulgação de pesquisa de voto em véspera de eleição

Da Redação | 31/10/2012, 19h05

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (31), o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) declarou que pretende apresentar proposta de emenda constitucional para proibir a divulgação de pesquisas de intenção de voto 15 dias antes das eleições.

O senador citou o resultado de pesquisa realizada pelo Ibope em Joinville (SC) e publicada no sábado, 27 de outubro, véspera do pleito. Segundo ele, o instituto errou por 90 mil votos ao divulgar que o candidato do PSD, Kennedy Nunes, ganharia as eleições por 18 pontos percentuais.

- No domingo, comemorávamos a vitória do empresário Udo Dohler, candidato do PMDB, por uma diferença de 9,30%. Não é possível que o instituto cometa erro tão grave - ressaltou.

Embora reconhecendo a importância do Ibope, Luiz Henrique recomendou ao instituto que “corrija” as suas equipes de pesquisadores e analistas em Santa Catarina, sob pena, alertou ele, de “prejudicar candidatos e induzir, com erro grosseiro e flagrante, o resultado das eleições”.

O senador concluiu o discurso pedindo a solidariedade dos colegas para votarem a proposta com celeridade. Ele destacou a urgência do projeto de reforma política para entrar em vigor já a partir das eleições de 2014.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: