Edital do trem-bala é adiado por 15 dias para mudanças

Iara Guimarães Altafin | 30/10/2012, 15h15

Previsto para esta quarta-feira (31), o anúncio do edital para construção do trem de alta velocidade, também chamado de trem bala, deve ser adiado por 15 dias. A informação é do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, que falou aos jornalistas após debate na comissão mista que analisa a MP 576/2012, a qual trata das atribuições da EPL e das novas regras para a expansão da infraestrutura de transportes no país.

Considerado prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o trem de alta velocidade fará um percurso de 500 quilômetros, entre Rio de Janeiro e Campinas (SP), e tem investimento estimado em R$ 33,6 bilhões.

De acordo com Figueiredo, o edital está sendo reformulado para acolher parte das 150 sugestões recebidas. Entre as mudanças incorporadas está a redução do tempo mínimo de experiência da empresa interessada em participar do edital.

Inicialmente, disse, previa-se a exigência de um mínimo de dez anos de experiência na operação desse tipo de transporte de alta velocidade, o que deve ser reduzido para permitir a participação de grupo coreano liderado pela Hyundai, que atua há cerca de oito anos no setor e, segundo Bernardo Figueiredo, "tem se destacado pela eficiência".

Conforme informou o presidente da EPL, seis grupos que dominam a tecnologia para operação do trem bala estariam interessados em participar do processo de licitação. Após o lançamento do edital, os concorrentes terão oito meses para apresentar suas propostas e suas credenciais, devendo o processo estar concluído em meados de julho de 2013.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: