Cidinho Santos alerta para dificuldades financeiras dos municípios

Da Redação | 09/10/2012, 18h55

O senador Cidinho Santos (PR-MT), em pronunciamento nesta terça-feira (9), manifestou preocupação com a crise financeira que atinge a maior parte dos municípios brasileiros. Segundo ele, de cada quatro prefeitos, três admitem que terão dificuldade para fechar as contas municipais em 2012.

Segundo o parlamentar, a situação tem sido agravada pelas medidas de desoneração fiscal para estímulo a setores da economia. Pelos dados que apresentou, as reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e da Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) causaram uma queda de R$ 10 bilhões nos repasses da União aos municípios.

- Quando se tira dos municípios, está-se cumprimentando com o chapéu alheio, como se diz no ditado popular – afirmou.

Cidinho, que espera uma reforma tributária a favor dos municípios, ainda criticou a concentração de verbas na União - uma situação que considera incompatível com os grandes encargos suportados pelos municípios - e pediu providências do governo federal para reduzir a burocracia no repasse dos recursos.

- Não podemos deixar que os municípios fiquem na situação em que se encontram hoje, dependendo dos repasses da União, dependendo de uma emenda orçamentária - lamentou.

Em aparte, o senador Tomás Correia (PMDB-RO) concordou com as críticas do colega ao sistema tributário brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: