CRE examina sete indicações de embaixadores

Rodrigo Baptista | 28/09/2012, 09h56

Estão prontos para inclusão na pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado os nomes de três servidores do Itamaraty, indicados pela presidente Dilma Rousseff como novos embaixadores de representações diplomáticas brasileiras. As indicações foram encaminhadas ao Senado em agosto e somam-se a outras quatro mensagens presidenciais que aguardam deliberação do colegiado.

Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exterior, Ricardo Neiva Tavares foi indicado para chefiar a missão diplomática do Brasil na Itália, acumulando as embaixadas de San Marino e Malta.

Também foram indicados dois conselheiros do Ministério: Gustavo Martins Nogueira para embaixador no Maláui; e Paulo Uchôa Ribeiro para comandar a Embaixada brasileira no Congo.

Após apresentação de parecer dos relatores, os três serão submetidos à sabatina na CRE e, depois, se aprovados, os nomes seguem para o plenário da Casa.

Outros embaixadores

Também aguardam deliberação dos senadores da CRE as indicações de Arnaldo Caiche D'Oliveira para o cargo de embaixador em Níger, cumulativamente com Benin; de Ana Maria Sampaio Fernandes para o cargo de embaixadora na Namíbia; e de Affonso Emilio de Alencastro Massot para embaixador no Líbano.

Os pareceres sobre os três foram lidos na reunião realizada no último dia 13. Na ocasião, o presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTB-AL), concedeu vista coletiva das matérias aos demais integrantes da comissão.

Chegou ainda ao Senado mensagem presidencial com a indicação da ministra de Segunda Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores Wanja Campos da Nóbrega, para embaixadora em Bangladesh. A matéria foi encaminhada à relatoria e ainda aguarda inclusão na pauta da comissão.

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: