Rodrigo Rollemberg ressalta importância do bioma Cerrado

Da Redação | 13/09/2012, 15h35

O senador Rodrigo Rollemberg destacou, em discurso nesta quinta-feira (13), a importância do bioma Cerrado para o futuro do país. Ele registrou a realização em Brasília do 7º Encontro dos Povos do Cerrado, e afirmou que o evento é uma oportunidade de mobilização em defesa do bioma. O encontro, que está sendo realizado no Memorial dos Povos Indígenas, estende-se até o próximo domingo (16).

- Defender o cerrado é uma questão de bom senso, inteligência e compromisso com as futuras gerações pelo que o bioma representa e pode representar ainda mais para o futuro do Brasil e do planeta – afirmou.

Rollemberg disse que o bioma cerrado tem papel estratégico na produção de alimento e de agroenergia e na preservação do “bem mais precioso para a vida, que é a água”. Ele ressaltou ainda que o cerrado é um dos mais ricos biomas em diversidade, representando cerca de 5% da biodiversidade do planeta.

- E, se pensarmos em desenvolver a indústria de biotecnologia, uma das áreas consideradas como fronteiras do crescimento, é claro que vamos precisar de toda essa biodiversidade do cerrado – disse.

Rollemberg lamentou que o Cerrado ainda seja visto por algumas pessoas apenas como um local de expansão da agricultura e chamou a atenção para a necessidade de aprovação da proposta de emenda a Constituição que alça o cerrado à condição de patrimônio nacional.

- É um equívoco que, até hoje, três biomas importantes do país – o cerrado, a caatinga e os pampas – ainda não estejam protegidos pela Constituição como patrimônio nacional – lamentou.

O senador anunciou a realização de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), nesta quinta-feira (13), às 15h30 para discutir a realidade do bioma cerrado com representantes de todos os estados brasileiros. A audiência será realizada no Auditório Petrônio Portela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: