Lídice da Mata lamenta alto índice de crimes contra homossexuais na Bahia

Da Redação | 27/08/2012, 18h20

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou, nesta segunda-feira (27), o alto índice de crimes contra homossexuais no estado da Bahia. Ela citou dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), segundo os quais o estado é recordista em assassinatos de homossexuais no país desde 2006.

Em 2011, informou a senadora, ainda citando dados do GGB, foram contabilizados 28 homicídios no estado contra 25 em Pernambuco e 24 em São Paulo.

Lídice da Mata lembrou o assassinato das jovens Laís Fernanda Pereira e Maira Dias de Jesus, ocorrido na última sexta-feira em Camaçari (BA). A senadora ressaltou que as vítimas não tinham passagem pela polícia e nem qualquer ligação com o tráfico de drogas.

- O crime que elas cometeram: moravam juntas – disse a senadora.

A parlamentar afirmou que a intolerância precisa ser combatida e defendeu um código penal mais progressista que enquadre esse tipo de violência.

- Refiro-me não apenas à homofobia, mas a todo atentado à diversidade, perpetrado por grupos ou indivíduos que buscam sua autoafirmação na base da supressão do que é diferente – disse.

Universidade da ONU no Brasil

Lídice da Mata defendeu a instalação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da ONU na Bahia. Ela explicou que a implantação dessa universidade é de extrema importância, já que ela será voltada para o estudo de duas áreas essenciais no dia de hoje e cada vez mais interligadas: segurança e desenvolvimento social.

A senadora acrescentou que o Brasil é o país com o maior número de homicídios no mundo, em números absolutos, segundo o Relatório das Nações Unidas. Por outro lado, assinalou, o Brasil vem desenvolvendo políticas públicas de segurança com resultados que têm favorecido o desenvolvimento social. Ela citou como exemplo as Unidades de Polícias Pacificadoras no Rio de Janeiro (UPPs) e iniciativas comunitárias visando a reinserção social dos presos.

Lídice da Mata afirmou que o governo da Bahia tem se esforçado para construir mecanismos eficazes de combate à criminalidade e elogiou o programa Pacto pela Vida, lançado em 2011.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: