Alvaro Dias: Brasil precisa deixar discurso ufanista e promover ações concretas contra desigualdade

Da Redação | 22/08/2012, 17h50

 

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, nesta quarta-feira (22), que os governantes brasileiros precisam deixar de lado discursos ufanistas e enfrentar com ações concretas a desigualdade econômica e social. Ele comentou o recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que apontou o Brasil como o quarto país mais desigual da América Latina em distribuição de renda.

Segundo o informe, produzido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Brasil só é menos desigual que Guatemala, Honduras e Colômbia na região estudada.

– É importante ressaltar que o relatório da ONU mostra claramente que o cenário de desigualdade não está atrelado apenas à distribuição de renda, mas é condicionado igualmente pelo habitat, o acesso a bens e serviços de educação e saúde, oportunidades de trabalho, entre outros aspectos do bem-estar social, que dizem respeito à qualidade de vida das pessoas – ressaltou Alvaro Dias.

Para o senador, o governo brasileiro precisa ser mais responsável e adotar grandes reformas que possibilitem a melhoria da distribuição de renda e a redução das desigualdades.

Aerus

Alvaro Dias também classificou de “atitude de perversidade e sorrateira” o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra recente liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o pagamento de valores reclamados por aposentados e pensionistas de antigas empresas aéreas, especialmente a Varig.

Para o senador, o governo federal erra ao recorrer da decisão que faria justiça a aposentados e pensionistas do Instituto Aerus de Seguridade Social.

– O governo demonstra insensibilidade e maltrata, de forma exagerada, aposentados e pensionistas que, há tanto tempo, aguardam o reconhecimento do trabalho que realizaram durante muitos anos – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: