Trânsito seguro para motociclistas terá debate na CAS

Da Redação | 03/08/2012, 11h20

“Trânsito seguro para motociclistas” é o tema do seminário que será realizado, em setembro, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O objetivo é propor mudanças para reduzir os acidentes e estabelecer medidas socioeducativas.

A CAS começou a discutir o assunto na audiência pública realizada em maio a partir da iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), preocupada com a situação dos motociclistas. Na ocasião, os especialistas classificaram como “epidemia” o crescimento do número de acidentes com motos no Brasil. A deficiência no processo de habilitação de motociclistas, o excesso de velocidade, a fadiga resultante de longas jornadas de trabalho, além do consumo de álcool e drogas e a desatenção ao conduzir a moto, foram apontados como principais causas de acidentes.

Também foram apresentados dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Segundo levantamentos da entidade, a cada seis internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais públicos no Brasil, quatro são de vítimas de acidentes com motos.

O seminário será realizado em 13 de setembro, no auditório Petrônio Portela do Senado, das 8 horas às 13h30. Será dividido em dois momentos, o primeiro destinado a debater a legislação, fiscalização e política de segurança e no segundo a saúde, o processo de habilitação dos condutores e as questões socioeducativas.

Estão convidados representantes do Departamento Nacional de Trânsito; dos Sindicatos de Motociclistas Profissionais; do Ministério do Trabalho e Emprego; da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego; da Associação Médica Brasileira (AMB); da Federação Nacional das Auto Escolas Centro de Formação de Condutores (Feneauto); e um Consultor da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: