Rodrigo Rollemberg destaca presença de Marina Silva nas Olimpíadas de Londres

Da Redação | 01/08/2012, 15h30

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (1º), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou a presença de Marina Silva na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora, Marina Silva foi convidada pela organização dos jogos para participar da abertura do evento, que ocorreu na última sexta-feira (27), carregando a bandeira olímpica ao lado de outras personalidades mundiais, como o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, e do ex-pugilista Mohamed Ali.

Rollemberg afirmou que a presença de Marina foi uma homenagem que o Comitê Olímpico Internacional (COI) prestou ao Brasil. Ele lembrou a história de vida da ex-senadora e elogiou seu empenho em defender a causa ambiental. Rollemberg disse que a trajetória de Marina lembra a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: nasceu pobre, em uma região pouco desenvolvida, foi alfabetizada só na adolescência, e soube vencer os obstáculos até ser reconhecida como uma importante liderança popular. No Senado, acrescentou, Marina representou os povos da floresta.

- Marina é uma mulher do povo, que venceu na vida e que exerceu com dignidade seu mandato como senadora e sua missão de ministra – afirmou.

O senador reconheceu ter algumas divergências com Marina, mas ressaltou que a causa do desenvolvimento sustentável é um ponto de união. Para Rollemberg, a escolha do COI evidencia a importância do Brasil nas questões ambientais. Rollemberg disse que o Brasil precisa aprender com os erros dos outros países e defendeu medidas que garantam o desenvolvimento e a preservação ambiental.

- O Brasil vem se tornando cada vez mais uma referência internacional em desenvolvimento sustentável – declarou.

Em aparte, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou a declaração do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do PCdoB, que ironizou a participação de Marina na abertura da Olimpíada. Para Aloysio, a atitude de Rebelo foi uma descortesia. O senador Pedro Taques (PDT-MT) elogiou o pronunciamento de Rollemberg e disse que o povo brasileiro se fez presente em Londres, por meio da homenagem a Marina Silva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: