Senado, Câmara e Assembleia inauguram TV Digital em Fortaleza

Da Redação | 29/06/2012, 19h43

Serão inauguradas na segunda-feira (2), as transmissões digitais conjuntas da TV Senado, da TV Câmara e da TV Assembleia Legislativa, em Fortaleza, no Ceará. A concessão é da Câmara dos Deputados, que cede, dos quatro canais da multiprogramação a que tem direito, um para o Senado e outro para a Assembleia Legislativa. Na capital cearense, a TV Senado já transmite a sua programação pelo canal 53, em sinal aberto analógico, desde julho de 2007.

A iniciativa resulta de acordo firmado entre o Senado e a Câmara dos Deputados, pelo qual a Casa que implantar a sua estação de transmissão de televisão digital cederá à outra, sem ônus, uma faixa de programação, ou subcanalização. Em São Paulo, a TV Câmara tem parceria com a Assembleia Legislativa do Estado e cede uma subcanalização para o Senado transmitir a sua programação usando o mesmo equipamento. Em Fortaleza vale a mesma regra e a Assembleia Legislativa assume, em contrapartida ao canal e equipamento da Câmara dos Deputados, os custos de instalação e custeio da estação.

Ainda este ano, o Senado deve implantar estações da TV e da Rádio Senado em sete capitais. Em todas elas, fará parcerias locais e dará à Câmara, sem qualquer custo, uma subcanalização para a transmissão local. Sempre firmando convênios com as Assembleias Legislativas ou outras entidades públicas, as duas Casas deverão implantar estações da TV Senado e da TV Câmara em 13 capitais cada uma, o que deve ocorrer entre 2012 e 2013. Ao Senado, cabe implantar as estações de transmissão de televisão digital de Belém, São Luís, João Pessoa, Maceió, Campo Grande, Rio de Janeiro, Curitiba, Macapá, Manaus, Boa Vista, Teresina, Porto Velho e Aracaju. Por sua vez, a Câmara, responsabiliza-se por São Paulo (já em operação), Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Cuiabá, Vitória, Palmas, Goiânia, Recife, Rio Branco e Natal.

Na última quarta-feira (27), o Senado inaugurou a Rádio Senado FM em Teresina, sexta capital a receber a programação da emissora, que já transmite para Brasília, Natal, Cuiabá, Fortaleza e Rio Branco. O projeto de expansão da Rádio Senado prevê, ainda este ano, a instalação da emissora em, pelo menos, outras cinco capitais onde o Senado já tem as consignações de canais de FM. Devem entrar em operação em 2012 as estações da rádio em Belém, Rio de Janeiro, João Pessoa, Maceió e Macapá.

A TV Senado está no ar desde 1996. Está presente em todo o país em TV por assinatura, antenas parabólicas e pela internet, neste caso com até oito canais simultâneos de programação. Além disso, é recebida em nove capitais - Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro (Zona Oeste) e Salvador - por meio de estações de televisão aberta de sinal UHF analógico.

Com as estações nos estados, o Senado dará início à expansão da Rede Senado de TV Digital além de Brasília.

A emissora em sinal aberto digital da capital transmite em até quatro canais, sempre que há eventos simultâneos acontecendo nas comissões e no Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: