Walter Pinheiro diz que novo Plano-Safra deve buscar qualificação

Da Redação | 28/06/2012, 15h50

Em pronunciamento nesta quinta-feira (28), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que o novo Plano-Safra 2012/2013 precisa buscar qualificação a fim de permitir um melhor aproveitamento dos recursos que serão distribuídos para políticas agropecurárias em cada região.

- Não basta só o anúncio de 115 bilhões de reais para o Plano-Safra. Não basta o volume de recursos expressivos para um plano se ele não vem acompanhado de medidas que qualifiquem a intervenção e até a forma com que esses produtores terão acesso a esse crédito – afirmou.

O Plano-Safra 2012/2013, lançado oficialmente pelo governo nesta quinta-feira, tem como foco a redução das taxas de juros e o aumento do montante destinado ao crédito agropecurário. De acordo com Walter Pinheiro, o governo tem que se preocupar com as especificidades das culturas locais e em como incentivar a produção no campo.

O senador explicou que houve um aumento de 23% nos investimentos em relação ao ano passado e observou que esse aumento terminará sendo muito maior se os pontos de qualificação forem abordados.

Walter Pinheiro disse que pretende entregar, na próxima semana, o relatório sobre a MP 565/2012 que trata da renegociação das dívidas de produtores rurais. Ele informou que acolheu emendas incluindo também produtores da Região Sul e disse que a aprovação da medida é essencial para uma melhor aplicação do Plano-Safra.

- Se não resolvermos o problema dos agricultores, o Plano-Safra, agora anunciado, termina esbarrando num problema adiante, que é a inviabilidade de esses agricultores, de esses produtores terem acesso a esse crédito – alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: