Redução da Cide é grave ameaça a finanças dos estados, diz Lídice da Mata

Da Redação | 26/06/2012, 15h40

Em pronunciamento nesta terça-feira (26) A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) cobrou do governo federal soluções para recompor as finanças dos estados, atingidas por medidas como a redução do IPI para a indústria automobilística e a redução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Para a senadora, a redução feita pelo governo no início da semana representa “grave ameaça” às finanças dos estados.

- Zerar a Cide significará, novamente, jogar nas costas dos estados brasileiros o preço das medidas macroeconômicas. É preciso pensar em como recompor as finanças dos estados - afirmou.

A redução tem o objetivo de anular o efeito do reajuste na gasolina e no diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobras na sexta-feira (22). A expectativa do governo é de que a redução do imposto absorva o reajuste para que o aumento não chegue ao consumidor.

Lídice da Mata lembrou que a contribuição, que já chegou a representar 25% do valor dos combustíveis, chegou a 2,5% antes de ser baixada a zero pelo governo. A diminuição, disse a senadora, tira dos estados recursos relacionados à manutenção da malha rodoviária nos estados, indispensáveis à organização da infraestrutura necessária ao desenvolvimento.

Registros

Lídice da Mata também lembrou os 190 anos do início da guerra de libertação do Brasil na Bahia, em 25 de junho, e as homenagens realizadas na Bahia pelos 30 anos da morte de Nelson Maleiro. Músico, artesão e carnavalesco, Maleiro fabricava e tocava instrumentos como tamborim, bongô, timbau, pandeiro e agogô e é considerado o patriarca da música percussiva na Bahia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: