PMDB nega doação direta de recursos da Delta a Nilda Gondim

Anderson Vieira | 20/06/2012, 16h43

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), divulgou, na tarde desta quarta-feira (20), uma nota oficial desmentindo publicação do jornal Folha de S. Paulo de que a construtora Delta doou R$ 50 mil à campanha eleitoral da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

A parlamentar é mãe do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira; e a Delta é apontada pela Polícia Federal como uma das peças do esquema do contraventor.

No comunicado, Valdir Raupp esclarece que “não há nenhuma relação das doações da construtora Delta com a deputada Nilda Gondim”. Raupp admite que o PMDB e outras legendas receberam doações de “forma legal” da Delta, mas a distribuição interna dos recursos oriundos das doações é feita de acordo com as demandas que chegam ao partido.

Segundo a notícia publicada no jornal paulista, “a Delta abasteceu, por meio de contas ocultas” a campanha Nilda Gondim e de outros políticos. Ainda conforme a publicação, “a empreiteira enviava os recursos para o PMDB, mas ‘carimbava’ os candidatos que deveriam receber”.

A seguir, a nota oficial do senador Valdir Raupp na íntegra:

“O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, a propósito de notícias veiculadas pela imprensa sobre doações de campanha a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), em 2010, esclarece que o repasse de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) foi feito pelo diretório nacional obedecendo os princípios que regem a legislação eleitoral.

O PMDB e outros partidos receberam doações da empresa Delta Construções e de outras empresas, de forma legal conforme consta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A distribuição interna dos recursos oriundos das doações é feita de acordo com as demandas que chegam ao partido.

No mais, esclarecemos que não há nenhuma relação das doações da construtora DELTA com a deputada Nilda Gondim, e que consta na prestação de contas da deputada encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), o repasse feito pelo diretório nacional do PMDB.”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)