Conselho de Ética votará no dia 25 relatório do caso Demóstenes

Da Redação | 18/06/2012, 15h55

Os integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado decidiram votar na próxima segunda-feira (25), às 18 horas, o relatório do senador Humberto Costa no processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (Sem Partido-GO). O parlamentar está sendo processado com base em denúncia do PSOL de que ele trabalhou para a organização criminosa que seria comandada por Carlinhos Cachoeira, e corre o risco de perder o mandato.

Inicialmente, a votação estava marcada para esta segunda-feira (18), mas ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou o adiamento da deliberação após mandado de segurança impetrado pela defesa do senador. De acordo com a decisão, que tem caráter liminar, a votação terá de ser realizada em, no mínimo, três dias úteis contados após a divulgação pública da “primeira parte” do parecer do relator Humberto Costa (PT-PE), que será realizada hoje.

De acordo com o presidente do Conselho, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Demóstenes informou à Secretaria-Geral da Mesa que apresentaria um novo mandado de segurança para que o prazo fosse de dez dias.  Presente à reunião, o advogado do senador, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, negou que a defesa tenha a intenção de apresentar novo pedido ao STF.

Neste momento, o senador Humberto Costa lê a parte descritiva do relatório, que não inclui o voto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: