Comissões do Senado debatem APPs mundiais na Rio+20

laercio-franzon | 15/06/2012, 18h25

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizam audiência pública conjunta, na próxima quarta-feira (20), às 11h, para discutir as áreas de proteção permanente (APPs) mundiais e os compromissos da Rio+20.

A reunião será realizada no espaço da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável — Rio+20 — , na cidade do Rio de Janeiro.

Estão convidados para participar da audiência pública o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo; e o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antônio Arraes.

Entre as APPs internacionais estão incluídas as áreas úmidas, conceito surgido em 1971, durante a Convenção Internacional de Ramsar, no Irã. O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, no Brasil, é considerado a maior área úmida do planeta e abriga pelo menos 4.700 espécies de plantas e animais.

Além do Pantanal, são sítios de Ramsar no Brasil a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no estado do Amazonas; a Ilha do Bananal, no Tocantins; as Reentrâncias Maranhenses, no Maranhão, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: