Requião pede aumento do investimento público e esforço para integração no Mercosul

Da Redação | 08/06/2012, 12h20

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou nesta sexta-feira (8) que somente os investimentos públicos poderão reverter a tendência de baixo desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Em pronunciamento da tribuna, o parlamentar disse que um crescimento pífio poderia colocar o país “no meio do tsunami”, reproduzindo no Brasil uma crise semelhante à enfrentada pela Grécia.

Requião informou que pretende levar à bancada do PMDB proposta para dinamizar a economia brasileira, com investimento público imediato em atividades-fim, como contratação de médicos, professores, engenheiros e policiais. A injeção imediata de recursos na economia, na avaliação do senador, “ajudaria a atenuar a crise que se aproxima”.

O parlamentar sugeriu à presidente Dilma Rousseff o aprofundamento da integração com os países da América do Sul, a partir de um projeto de desenvolvimento industrial em parceria com a Venezuela e a Argentina.

Para que isso se realize, segundo Requião, é preciso que “o Mercosul volte à baila”. Ele destacou que os pronunciamentos de Dilma e da presidente argentina Cristina Kirchner não mencionam mais o Mercosul.

O Parlamento do Mercosul (Parlasul), de acordo com o senador, “está marginalizado”. A Argentina, acrescentou, sequer oficializou sua delegação completa.

Requião anunciou para o próximo dia 19 uma reunião com parlamentares argentinos e brasileiros para tentar contornar as divergências entre os dois países no intercâmbio comercial e trazer de volta a discussão sobre a integração da América do Sul

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: