Benedito de Lira comemora criação de 2,5 mil vagas nos cursos de medicina

Da Redação | 06/06/2012, 19h20

O senador Benedito de Lira (PP-AL) parabenizou os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, pela parceria que possibilitará a abertura de mais vagas nas escolas de Medicina. De acordo com o parlamentar, serão mais de 2,5 mil vagas nos cursos de Medicina, das quais 200 a 300 em Alagoas.

O parlamentar afirmou que, há mais de 30 anos, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem apenas 80 vagas anuais no curso de Medicina. Ele acrescentou que, para piorar a situação, no último vestibular apenas cinco dos 80 aprovados eram alagoanos, que, formados, voltam para seus estados após o curso, o que faz com que Alagoas tenha “uma carência terrível” de médicos.

Segundo o senador, há outras 50 vagas na Universidade Estadual, antiga Escola de Ciências Médicas.

Benedito de Lira afirmou que o Centro de Estudos Superiores de Maceió – entidade que ajudou a fundar há 35 anos, quando era vereador na capital do estado – já protocolou no Ministério da Educação pedido para também abrir uma Faculdade de Medicina. A instituição, informou o senador, tem 15 mil alunos em 35 cursos.

O parlamentar informou também que o campus da Ufal em Arapiraca (AL) – cuja existência agradeceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – já tem autorização para criar um curso de Medicina com 100 vagas. O senador José Pimentel (PT-CE) parabenizou Benedito de Lira pelo seu pronunciamento.

No mesmo discurso, o senador agradeceu à presidente Dilma Rousseff e aos ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo envio de uma equipe para coordenar um plano de melhoria da segurança pública em Alagoas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: