Em Alagoas, CPI constata falta de estrutura para atender mulheres vítimas de violência

laercio-franzon | 01/06/2012, 20h08

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que investiga a violência contra a mulher constatou em diligências e audiência pública realizadas no estado de Alagoas na quinta (31) e na sexta-feira (1º) a total falta de estrutura física, material e de pessoal para um atendimento adequado às mulheres em situação de violência.

De acordo com o Mapa da Violência de 2012, produzido pelo Instituto Sangari, Alagoas é o segundo estado do país em assassinatos de mulheres, perdendo apenas para o Espírito Santo. Além disso, o índice de homicídios é de 8,3 para 100 mil mulheres, quase o dobro da média nacional, de 4,4.

Dados do movimento de mulheres alagoano apontam para mais de 637 casos de violência contra mulheres só neste ano.

— O que vimos aqui é o sucateamento de equipamentos públicos e a inexpressiva rede de atendimento às mulheres — afirmou a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da CPI.

Ana Rita informou que, embora os números sejam alarmantes, Alagoas conta com apenas três delegacias especializadas, um juizado da violência doméstica e familiar, um centro de referência, uma casa abrigo e apenas um hospital que atende às mulheres vítimas de violência.

Além da senadora Ana Rita, integraram a comitiva as deputadas federais Jô Moraes (PCdoB-MG) e Keiko Ota (PSB-SP), presidente e vice-presidente da CPI, respectivamente. Participaram também das atividades em Alagoas as deputadas federais Marina Sant’Anna (PT-GO), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Célia Rocha (PR-AL).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: