Anibal Diniz lê artigo sobre importância do PT no cenário político brasileiro

Da Redação | 31/05/2012, 19h05

O senador Anibal Diniz (PT-AC) leu e comentou, no Plenário, artigo do diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, publicado na revista Carta Capital. No texto, Coimbra faz uma reflexão a respeito da última pesquisa sobre a preferência de legendas do eleitor.

O texto mostra que o sistema partidário brasileiro tem um enraizamento social expressivo. “Em um país com democracia intermitente, baixo acesso à educação e onde a participação eleitoral é obrigatória, a proporção de cidadãos que se identificam com algum partido chega a ser surpreendente”, diz Coimbra no artigo lido pelo senador.

De acordo com Marcos Coimbra, quase a metade dos eleitores - 48% - tem simpatia por alguma das 29 legendas registradas – embora a concentração no PT, PMDB e PSDB signifique 28%, 6% e 5% das citações do eleitorado, respectivamente. Ou seja, os restantes 26 partidos dividem os 20% dos eleitores não identificados com nenhum dos três partidos mais citados.

Coimbra resume o estudo afirmando que 50% dos eleitores brasileiros não têm partido, 30% são petistas e 20% simpatizam com algum outro – e a metade desses é peemedebista ou tucana.

Coimbra atribui “o sucesso de Lula e o bom começo de Dilma Rousseff” a esses resultados, mas diz que “não é correto interpretá-los como fruto exclusivo da atuação de ambos”. Para ele, nas suas três décadas de existência, “o PT desenvolveu algo que inexistia em nossa cultura política e se diferenciou dos demais partidos da atualidade: formou laços sólidos com uma ampla parcela do eleitorado”.

Terminada a leitura, o senador Anibal ressaltou que a pesquisa “é uma prova inequívoca de que o povo brasileiro sabe reconhecer a importância da política”.

– Nesse aspecto, tem representado uma grande contribuição a participação do Partido dos Trabalhadores na vida institucional brasileira.

O senador cumprimentou dirigentes do seu partido no Acre, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: