CMA debate inovação para conquistar a sustentabilidade

Da Redação | 11/05/2012, 17h36

Inovação para a Sustentabilidade será o tema da próxima audiência pública do ciclo de debates realizado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para discutir assuntos de destaque na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A 5ª reunião de preparação para a conferência ocorrerá nesta terça-feira (15) às 8h30 na sala 6 da Ala Nilo Coelho.

O presidente da comissão, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que propôs a audiência, justificou o pedido dizendo que “inovação e sustentabilidade são a resposta para praticamente todos os desafios relacionados à conservação dos recursos naturais e à sobrevivência da humanidade no futuro”.

O senador citou como exemplo a construção civil. De acordo com Rollemberg, poderiam ser substituídos materiais de maior impacto ambiental por itens ecologicamente corretos. Outra forma de garantir maior sustentabilidade, segundo o senador, seria com a adoção de projetos de engenharia que racionalizam os trabalhos e geram menos resíduos sólidos.

Foram convidados para participar do evento o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre; o presidente do Intituto Ethos, Sérgio Ephim Mindlin; o diretor de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Mol Junior; o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) José Carlos Barbieri.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: