Para Acir Gurgacz, produção agrícola na Amazônia deve se diversificar

Da Redação | 26/04/2012, 18h10

Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a produção agrícola na região amazônica deveria se diversificar, tornando-se um caminho para o desenvolvimento local, mas sem ignorar o tripé da sustentabilidade: crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental.

Em discurso nesta quinta-feira (26), Gurgacz mencionou audiência pública que debateu o Projeto de Lei do Senado (PLS) 626/2011, que prevê o plantio de cana de açúcar nas áreas degradadas de cerrado e campos gerais da Amazônia Legal. O senador é um defensor da ideia.

Para ele, a agricultura na Amazônia tem tudo para ser uma grande potência, desde que sustentada em zoneamento agroecológico que leve em consideração as suas diferenças internas. Rondônia, que hoje tem se destacado pelo avanço da pecuária, poderia diversificar sua agricultura resgatando culturas típicas como cacau, cupuaçu, açaí e graviola, além da piscicultura e do manejo florestal, exemplificou Gurgacz.

– Essa diversificação, juntamente com o aperfeiçoamento dos sistemas agroflorestais e a agricultura de baixo carbono, são os caminhos para o desenvolvimento sustentável de Rondônia e da Amazônia – declarou.

Os caminhos para essa diversificação podem ser apontados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que completou 39 anos esta semana, afirmou o senador.

– O país se tornou líder em inovação na agropecuária tropical e se consolidou como grande produtor mundial de alimentos graças em boa medida aos esforços da Embrapa, de seus pesquisadores e do seu corpo técnico e dirigente – disse Gurgacz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: