Ana Amélia elogia compromisso de Ayres Britto de julgar ‘mensalão’ com rapidez

Da Redação | 09/04/2012, 16h25

Em pronunciamento nesta segunda-feira (9), a senadora Ana Amélia (PP-RS) declarou-se otimista com o desempenho do presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. Ela informou que o ministro assume o cargo na próxima semana compromissado com os princípios democráticos.

A senadora elogiou a entrevista de Ayres Britto publicada pela revista Veja desta semana. Segundo ela, o ministro demonstrou “posicionamento corajoso e firme” ao tratar de temas polêmicos como o julgamento do chamado Mensalão.

- Quando vemos os crimes de corrupção sem a apuração correta e sem o julgamento dos responsáveis, temos a sensação de impunidade, quase como se os poderes da República admitissem a ação livre dos corruptos e dos corruptores. O desvio de dinheiro para a compra de votos ou pagamento de propinas no serviço público impede investimentos em setores essenciais para a nossa sociedade. Dinheiro desviado é menos investimento para a saúde e para a educação – afirmou.

Na entrevista, Ayres Britto diz que o processo será tratado com rapidez e imparcialidade pelo STF e afirmou ser improvável a prescrição dos crimes que estão em julgamento.

- Sinto-me confortada pela declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal porque, como todo brasileiro, quero ver as denúncias de irregularidades apuradas com rigor – disse.

A senadora também elogiou o discurso de Ayres Britto durante a sessão especial do Senado que homenageou os 40 anos da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), nesta segunda-feira.

Acidentes no feriado

Ana Amélia lamentou que o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito mais uma vez tenha sido muito elevado, durante um feriado no Brasil. A senadora registrou que, apenas em Brasília, seis pessoas morreram e 58 ficaram feridas, algumas em estado grave.

- No Ceará, 54 pessoas ficaram feridas, dez morreram em acidentes. No meu estado do Rio Grande do Sul, pelo menos 17 pessoas morreram em acidentes nas estradas no feriadão. A conclusão é uma só: o trânsito está cada vez mais violento porque os motoristas não estão respeitando os limites de velocidade – acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: