Explosão demográfica é uma das principais preocupações do entorno do DF

raissa-abreu | 02/04/2012, 11h10

A Região Integrada do Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) foi criada por meio da Lei Complementar 94, sancionada pelo Presidente da República em 19 de fevereiro de 1998.

Compõem a Ride, além do Distrito Federal, os municípios goianos de Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Água Fria de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa; além de Unaí, Cabeceira Grande e Buritis, em Minas Gerais.

A região sofre com uma série de problemas, como falta de infraestrutura, transporte, saúde e segurança pública. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de todas as cidades do entorno do estado de Goiás (dados disponíveis em 2000) está entre 0,6 e 0,7 – numa escala que vai até 1.

Outra preocupação das autoridades é a explosão demográfica. De acordo com dados do Censo 2010, promovido pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), a população somada do Entorno e do Distrito Federal é de 3.716. 996.

De acordo com o estudo da Codeplan, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 2003 varia de R$1.758 em Águas Lindas a R$ 12.060 em Água Fria de Goiás. Também em Águas Lindas, o número de mortes entre menores de 1 ano, de acordo com o estudo, é de 23 crianças, em média, ao passo que entre os de 15 a 19 anos é de 15 jovens e de 32 entre os de 20 a 29 anos. Essas duas últimas faixas etárias são as mais sujeitas à violência, uma das maiores chagas do entorno.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: