Senado inaugura exposição com imagens marcantes de 2011

Da Redação | 03/03/2012, 16h21

O Senado inaugurou nesta quarta-feira (9) a exposição 100 Fotos de 2011, com registros das votações, manifestações e momentos relevantes da Casa no ano passado. Coordenada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), a exposição foi montada a partir de um acervo de quase 290 mil fotos produzidas pelos repórteres fotográficos do Senado, que fazem, em média, 1.400 registros por dia.

- Essas fotos vão dizer para as gerações futuras muito mais do que poderíamos tentar explicar - disse a 1ª vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP).

A parlamentar destacou algumas das fotografias expostas, como as que mostram o senador Itamar Franco (PPS-MG) e o ex-vice-presidente da República José Alencar, mortos no ano passado. Também enfatizou a importância do registro da participação da sociedade durante a discussão dos projetos.

- Foi uma ideia muito boa colocar fotos das manifestações populares que acompanharam [os debates], umas dentro da Casa e outras fora - disse.

De acordo com a coordenadora de fotografia da Secs, Paula Cinquetti, a escolha das fotos tentou reunir os eventos mais importantes do Senado ao longo do ano passado. Ela explicou que, além do valor estético das fotos, a exposição busca um caráter plural, em que "todos os senadores aparecessem", sem privilegiar um grupo político em detrimento de outro. Paula explicou que as fotografias escolhidas têm "poder de comunicação" e que a mostra é a consolidação da valorização da fotografia dentro do Senado.

- A ideia é mostrar a fotografia como um meio de comunicação. A fotografia tem força própria - disse.

Na visão da coordenadora, a fotografia institucional não precisa ser burocrática, mas deve ser atuante e dinâmica no registro dos fatos. Ela ainda ressaltou que a exposição tem um viés de cidadania - já que a mostra passa por temas de interesse nacional e registra a participação do cidadão no processo legislativo.

Na abertura da exposição, o diretor da Secs, Fernando César Mesquita, salientou o caráter histórico da cobertura fotográfica, que registra momentos de tensão, negociações políticas e pressões vivenciadas na Casa.

- A exposição mostra os momentos de tensão, de alegria, de reflexão, que acontecem aqui e quisemos revelar, destacar para a sociedade - afirmou.

Também participaram da abertura o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, e a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto .

Imagens

A mostra traz imagens que começam com a posse da primeira mulher na Presidência da República e percorrem os corredores do Senado por meio de registros das discussões de temas como a reforma política e a divisão dos royalties do petróleo. Cenas de momentos importantes das comissões e do Plenário denotam o trabalho legislativo do Senado em 2011.

A exposição também registra a intensa participação popular, como ocorreu no caso dos projetos que tratavam da criminalização da homofobia e do novo Código Florestal, além de manifestações contra a corrupção e a luta dos estudantes pela valorização da educação. Há, ainda, fotos de momentos tristes, como o velório do ex-vice-presidente José Alencar, em que o presidente do Senado, José Sarney, cumprimenta a viúva, Mariza Gomes.

A produção dos fotógrafos da Secretaria Especial de Comunicação Social pode ser conferida até o dia 24 no espaço Senado Galeria, localizado no corredor de acesso ao Anexo I.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: