Walter Pinheiro manifesta apoio a medidas contra corrupção adotadas por Dilma

Da Redação | 23/08/2011, 21h44


O senador Walter Pinheiro (PT-BA) declarou em Plenário, nesta terça-feira (23), seu apoio às medidas adotadas pela presidente da República, Dilma Rousseff, visando eliminar focos de corrupção no governo federal revelados pela imprensa nos últimos meses.

O parlamentar afirmou que as investigações realizadas pela Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, que levaram ao desbaratamento de quadrilhas de servidores públicos, não tiveram qualquer caráter político, mas foram fruto apenas da atividade própria dessas entidades, que vêm se tornando mais eficientes no combate aos crimes contra o patrimônio publico. Ele assinalou que as operações da Polícia Federal cresceram 18 vezes de 2003 a 2009.

- Então, na realidade é a Polícia Federal agindo enquanto estrutura de Estado e não enquanto instrumento de governante. Se pegarmos o trabalho combinado que foi feito pela CGU com a Polícia Federal vamos encontrar mais de dois mil agentes públicos que foram presos - disse.

De acordo com Walter Pinheiro, uma das grandes contribuições que o Congresso poderá dar ao combate à corrupção será a aprovação de leis que ampliem a transparência dos gastos governamentais.

- Vamos admitir que às vezes alguém, induzido por erro, termine provocando prejuízo aos cofres públicos. Ora, se tem o mecanismo de transparência desse ato, esse erro pode ser imediatamente corrigido e, portanto, reparado antes do dano se consagrar - disse.

Redes telefônicas

Walter Pinheiro se referiu ainda, em seu pronunciamento, a autorização, dada essa semana, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a duas empresas para a utilização compartilhada de redes de telefonia.

Ele acredita que essa prática, exitosa no Japão e na Coréia do Sul, contribuirá significativamente para a ampliação dos serviços de telefonia e de internet no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: