Humberto Costa comemora instalação de fábrica da Fiat em Pernambuco

Da Redação | 10/08/2011, 17h16


Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (10), o senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou o anúncio da instalação de uma fábrica de automóveis da Fiat no município de Goiana. A cidade fica no litoral norte de Pernambuco, a 63 quilômetros de Recife.

Segundo o senador, a Fiat vai investir R$ 4 bilhões na fábrica, que pode gerar 4.500 empregos, além de qualificação profissional e geração de renda para a região. Humberto Costa disse que o empreendimento exigirá investimento em infraestrutura urbana e logística, trazendo desenvolvimento para Pernambuco.

O senador informou ainda que os 14 milhões de metros quadrados do empreendimento vão permitir a construção de um complexo automotivo mais integrado: no mesmo local haverá montadora, fornecedoras, pistas de testes, centro de treinamento e unidades de pesquisa.

- São condições que conferem maior competitividade ao produto - afirmou.

Humberto Costa disse que várias iniciativas serão empreendidas pelos governos federal, estadual e municipal para capacitar os trabalhadores. O objetivo é garantir o aproveitamento da mão de obra do estado. O senador contou que já está prevista a instalação de uma escola técnica na região e o governo estadual firmou um convênio com a Fiat para capacitar trabalhadores em Turim, na Itália, onde fica a sede da montadora.

O parlamentar também destacou a importância da Medida Provisória 512/2011, aprovada pelo Senado no final do mês de abril. De acordo com o senador, a MP foi fundamental para o empreendimento, já que prorrogou até 2020 o regime fiscal especial para a indústria automobilística nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Humberto Costa ainda elogiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff por "olharem para as regiões mais pobres do país".

- Este empreendimento marca um novo tempo para o litoral norte e para todo o estado. Pernambuco é um dos estados que mais crescem no Brasil - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: