Wilson Santiago defende criação de imposto único no Brasil

Da Redação | 19/04/2011, 18h55

O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu, em discurso nesta terça-feira (19), a aprovação da reforma tributária, com a criação de um imposto único para pessoas físicas e jurídicas. Na opinião do senador, um só imposto reduziria a grande carga tributária brasileira sem reduzir a arrecadação do estado.

A medida também simplificaria o processo de tributação, reduzindo os custos decorrentes da arrecadação não só para o governo, mas também para empresas que hoje arcam com quase R$ 24 bilhões por ano para processar a escrituração fiscal. Esses recursos, na avaliação do senador, poderiam ser empregados na geração de novos empregos.

Wilson Santiago explicou que o imposto seria eletrônico e automático. A proposta é debitar 1% dos rendimentos quando forem recebidos e outro 1% à medida que forem sendo gastos. Segundo o senador, a adoção de um imposto único, mesmo que com valor mais baixo do que os existentes hoje, contribuiria para a expansão da atual base contributiva, uma vez que o tributo seria menos vulnerável à sonegação.

- Nossa carga tributária no ano passado passou de 35% do PIB. Altamente estrondosa, ineficaz e prejudicial ao crescimento econômico e ao processo de geração e emprego e renda. A carga tributária do Brasil é uma das mais altas do mundo, obrigando o contribuinte a trabalhar mais de quatro meses apenas para pagar os impostos - protestou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: