Exemplos de superação em destaque na 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Da Redação | 08/12/2010, 18h49

Palestras sobre reabilitação física e exemplos de superação marcaram o segundo dia da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Senado Federal. O evento é parte do programa Senado Inclusivo.

As atividades desta quarta-feira (8), desenvolvidas no Salão Negro do Congresso Nacional, tiveram início com a apresentação do grupo Eu Danço, formado por pessoas com deficiência.

Logo após, foi a vez de medalhistas paraolímpicos falarem sobre sua a rotina de treinamento e suas atividades como atletas.

Durante o evento, o capitão Nelson Leoni, que integrou a Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, afastado de suas funções depois de ser ferido em combate, fez uma palestra sobre sua experiência, intitulada "Uma lição de vida".

Finalizando o evento, Andrea Schwarz e Jaques Haber falaram sobre o processo de adaptação das pessoas com deficiência para atividades profissionais. Ambos são consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

O diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, que esteve presente ao evento, parabenizou seus organizadores.

- Estas são ações concretas que visam acolher e proporcionar melhores condições de vida para os portadores de necessidades especiais - disse.

O diretor-geral informou que o Senado acaba de firmar uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para a contratação de oito portadores de necessidades especiais para executarem serviços de higienização das obras da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

- Fico muito envaidecido por nossa gestão estar à frente deste evento e estar propiciando ações como esta que colaboram para a inclusão destas pessoas - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: