Onze partidos ainda não entregaram os balancetes ao TSE

Da Redação | 17/08/2010, 13h37

Onze diretórios nacionais de partidos políticos ainda não entregaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os balancetes de contas referentes ao mês de julho, contrariando a Lei dos Partidos (Lei 9096/95), que exige prestações de contas mensais nos quatro meses anteriores e nos dois meses posteriores às eleições.

O prazo previsto acabou nesta segunda-feira (16). De acordo com a lei, os balancetes devem ser enviados até o 15º dia do mês subsequente ao avaliado. De acordo com os dados do TSE, dos 27 diretórios nacionais, onze não teriam prestado contas até o momento: PCB, PCO, PMN, PRP, PSC, PSDB, PSDC, PSL, PTdo B, PTC e PRTB. Procurada pela Agência Senado, a liderança do PSDB disse ter protocolado a entrega do balancete até ontem, mas o registro ainda não foi atualizado pelo TSE.

De acordo com a Lei dos Partidos, a Lei 9693/98 e a minirreforma eleitoral (Lei 12.034/09), o atraso na divulgação de contas ou sua desaprovação total ou parcial podem implicar a suspensão de novas cotas do Fundo Partidário e até mesmo o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido.

Os balancetes são extraídos dos registros contábeis das movimentações efetuadas pelos partidos políticos, contemplando o saldo do período anterior, a movimentação do período vigente e o saldo apurado no mês. Devem ser assinados pelo presidente do diretório nacional e pelo contador. Os balancetes entregues estão disponíveis no site: http://www.tse.gov.br/internet/partidos/balancetes_mensais.htm.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: