Senadores celebram Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Da Redação | 30/11/2009, 11h52

Será realizado nesta quarta-feira (2), às 10h, no Salão Nobre do Senado, evento em homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado em 29 de novembro. A solicitação para o evento foi feita pelo senador João Pedro (PT-AM).

O dia oficial de homenagem foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1977. A data escolhida remete ao dia 29 de novembro de 1947, quando a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução sobre a partilha da Palestina. Essa decisão da ONU proporcionou a criação do Estado de Israel, fundado no dia 14 de maio de 1948.

João Pedro foi um dos nove senadores indicados para participar como observador da 64º Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorrida no início de novembro, em Nova York. Em discurso durante o evento, o senador defendeu a construção de um Estado soberano para o povo palestino.

"Os palestinos sempre estiveram na região onde reivindicam a instalação de um Estado para gerir seu destino", disse João Pedro, observando que toda aquela área, incluindo o Estado de Israel, foi denominada Palestina até 1948.

O senador disse também que a população árabe, que não aceitava a criação de um estado não árabe na região, rejeitou a partilha feita pela ONU, dando início a um período de conflitos, lutas e violência na região. O conflito se ampliou, envolvendo também o Egito, a Jordânia, o Líbano, a Síria e o Iraque, destacou o parlamentar.

"O Egito passou a dominar a região da Faixa de Gaza; e a Jordânia, a região da Cisjordânia e Jerusalém oriental. Os árabes palestinos acabaram por ficar sem território", disse o senador, em seu discurso na ONU.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: