Flexa Ribeiro vê quadro grave no sistema educacional brasileiro

Da Redação | 15/10/2009, 18h23

As escolas estão sucateadas e sem condições decentes de funcionamento, os professores são mal remunerados e não recebem aperfeiçoamento profissional e as escolas públicas são vítimas constantes da violência. A descrição foi feita pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em discurso em homenagem aos professores, nesta quinta-feira (15), para caracterizar o que denominou de "quadro bastante grave do ensino estatal brasileiro".

- Esboçando uma análise rasa da atual situação da educação no Brasil, incluindo aí o baixo nível de reconhecimento auferido por nossos professores em termos de renda e de condições de trabalho, não é preciso ser especialista em educação, como é o senador Cristovam Buarque, para afirmar que o ensino público vai mal, vai muito mal - disse.

Flexa Ribeiro rendeu homenagens aos professores, salientando o quanto esses profissionais são fundamentais na formação moral e intelectual das crianças e dos adolescentes. Para o senador, se o país não prioriza as políticas públicas voltadas para a educação e não trata de maneira adequada os mestres, não pode esperar um grande futuro para as novas gerações.

Ao tempo em que criticou os gastos do Executivo com a criação de cargos e de ministérios, em vez de investir maciçamente em educação, o senador elogiou a forma como o Legislativo tem apoiado o setor educacional. Ele citou, por exemplo, a votação, na quarta-feira (14) do fim da Desvinculação de Receitas da União DRU para a educação.

- Minha consciência não restaria tranquila se não fizesse o registro da falta de sensibilidade do governo federal com a educação do brasileiro - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: