Arthur Virgílio pede que Senado investigue 'bunker' construído por Agaciel

Da Redação | 07/07/2009, 18h28

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), listou em Plenário, nesta terça-feira (7), os requerimentos de informação que apresentou nos últimos dias. Em um dos mais recentes, ele pede que a Mesa investigue a denúncia de que Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, construiu uma dependência secreta na Casa para uso pessoal.

- A construção desse bunker, como se fosse propriedade dele, é uma aberração - declarou o senador.

Arthur Virgílio também solicitou as atas dos depoimentos que Agaciel e João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos, prestaram à comissão de sindicância do Senado que investiga irregularidades praticadas no Senado.

O senador acrescentou que também havia solicitado a abertura de processo administrativo contra Agaciel e Zoghbi (o que ocorreu nesta terça-feira); a quebra do sigilo bancário de Agaciel; informações sobre supostas nomeações ilegais que teriam sido feitas pela direção da Gráfica do Senado; a lista dos servidores contratados no âmbito do convênio entre o Programa Interlegis e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); a lista dos servidores cedidos ou requisitados pelo Senado; a lista (com a respectiva lotação) dos servidores efetivos da Casa; a lista com a lotação e o cargo ocupado pelos servidores comissionados; a lista dos servidores terceirizados; e o acesso ao livro de registro de nomeações entre 1992 e 1993.

Arthur Virgílio lembrou ainda que solicitou a relação dos funcionários do Senado, efetivos e comissionados, que fizeram cursos no exterior desde 1995, além de esclarecimentos sobre a legalidade do ressarcimento (pago pelo Senado) das despesas de sua mãe com tratamento de saúde - assuntos sobre os quais o senador foi recentemente questionado.

O parlamentar também voltou a criticar o presidente do Senado, José Sarney, pelo "incômodo que provoca ao permanecer no cargo devido ao apoio do presidente da República e ao apoio constrangido do PT". Ele argumentou que isso causa um "sentimento de rebaixamento de autonomia [do Senado em relação ao Executivo]".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: