Presidente do Senado francês visita Legislativo brasileiro

Da Redação | 15/06/2009, 13h14

O presidente do Senado francês, Gérard Larcher, será recebido, às 11h desta terça-feira (16), pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Michel Temer. No momento em que se comemora o Ano da França no Brasil, o parlamentar faz uma visita oficial, com o objetivo de estreitar os laços de amizade que unem as duas nações. Será recebido no Salão Nobre do Senado.

Representante da União para o Movimento Popular (UMP), partido de Nicolas Sarcozy, Gérard Larcher é presidente do Senado francês desde outubro de 2008. De acordo com a Embaixada da França, ele foi veterinário durante 14 anos, acompanhando, nesta especialidade, a equipe que disputou as provas eqüestres, em 1976, dos Jogos Olímpicos de Montreal. Ele abandonou essa atividade quando se elegeu senador, em 1986.

Gérard Larcher foi prefeito duas vezes da cidade de Rambouillet, na região de Yvelines. Eleito senador, foi vice-presidente do Senado de 2001 a 2004, quando foi nomeado ministro delegado para as Relações Trabalhistas e, em seguida, ministro delegado para o Emprego, Trabalho e Inserção Profissional dos Jovens.

Em 2007, Larcher renovou seu mandato como senador, elegendo-se, um ano depois, presidente da instituição. Em abril de 2008, ainda segundo a embaixada da França, ele entregou ao presidente Nicolas Sarkozy um relatório sobre reforma hospitalar, com o objetivo de que a França alcance, em 2012, o equilíbrio orçamentário nos hospitais públicos.

Acompanham Gérard Larcher nessa visita Roland du Luart, vice-presidente, presidente do grupo de amizade França-Brasil, Josselin de Rohan, presidente da Comissão de Relações Exteriores, da Defesa e das Forças Armadas, e Jean Besson, vice-presidente do grupo de amizade França-Brasil. Também integram a comitiva, entre outras autoridades, os senadores da Guiana francesa, Georges Patient e Jean-Etienne Antoinette, Jean-Louis Schroedt-Girard, secretário da Comissão de Relações Exteriores, da Defesa e das Forças Armadas, e Antoine Pouillieute, embaixador da França no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: