Adelmir Santana elogia trajetória do "mito nordestino conhecido como Patativa do Assaré"

Da Redação | 03/06/2009, 17h52

O senador Adelmir Santana (DEM-DF) também prestou homenagem ao poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nesta quarta-feira (3), em Plenário, na solenidade que celebrou o centenário de seu nascimento.

- Gênio, poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. É considerado o mais importante do século 20, entre milhares de nordestinos que sempre se dedicaram a essa arte - disse o senador pelo Distrito Federal.

Adelmir Santana elogiou a trajetória de vida do poeta e disse que seu apelido é o nome de um dos pássaros "mais admirados do Nordeste", a patativa, com belo porte e canto melodioso e atraente.

- Antônio Gonçalves da Silva, poeta nordestino, é tão fantástico que acabou comparado ao pássaro mitológico que tanto encantou a infância de todos os nordestinos - afirmou.

O senador lembrou que Patativa ficou nacionalmente conhecido a partir de 1964, quando o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, gravou o poema "A Triste Partida", musicado por Patativa.

- Destaco comentário do pesquisador Cláudio Henrique Sales de Andrade, para quem a obra de Patativa ainda espera por reconhecimento dos grandes centros do Sudeste brasileiro. É situação que o Senado ajuda a superar, quando dedica um dia à obra de brasileiro tão ilustre, gerando a necessária repercussão e reconhecimento nacional para sua obra - concluiu Adelmir Santana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: