Sarney pede a líderes que indiquem nomes para CPIs da Petrobras e da Amazônia
Da Redação | 19/05/2009, 14h17
O presidente do Senado, José Sarney, emitiu, na manhã desta terça-feira (19), ofícios aos líderes partidários pedindo-lhes que indiquem nomes para compor as CPIs da Petrobras e da Amazônia, cujos requerimentos de instalação foram lidos em plenário na última sexta-feira (15). Indagado por jornalistas sobre a CPI da Petrobras, ele disse que não deseja se manifestar sobre o assunto.
- Como presidente da Casa, quero manter uma posição de distanciamento, cumprindo rigorosamente o que determina o Regimento Interno e o que impõe a Constituição Federal. Não quero, portanto, opinar.
Nos Ofícios, Sarney pede as indicações de 11 titulares e sete suplentes para cada uma dessas CPIs, de acordo com cálculos de proporcionalidade e no prazo de cinco dias, fixado em acórdão pelo Supremo Tribunal Federal.
Ele pede aos líderes do Bloco de Apoio ao Governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), e do Bloco da Maioria, Renan Calheiros (PMDB-AL), a indicação, cada um, de três titulares e dois suplentes; ao líder do DEM, José Agripino (RN), a indicação de dois titulares e um suplente; aos líderes do PSDB, Arthur Virgilio (AM), e do PTB, Gim Argello (DF) a indicação, cada um, de um titular e um suplente; e ao líder do PDT, Osmar Dias, a indicação de um titular. Em tese, os governistas teriam seis dos 11 integrantes na CPI.
Requisitados os nomes para as CPIs, Sarney disse que aguarda agora a manifestação dos líderes partidários. Ele afirmou que as Comissões se instalarão na hora que esses líderes quiserem, "podendo ser o mais rapidamente possível".
O Bloco de Apoio ao Governo, liderado por Mercadante, aglutina, além do PT, os seguintes partidos: PR, PSB, PRB e PC do B. O Bloco da Maioria, liderado por Renan Calheiros, tem o PMDB e o PP. O PSDB, liderado por Arthur Virgilio, e o DEM, por José Agripino, integram o Bloco Parlamentar da Minoria.
Enquanto examinam os nomes que indicarão para essas CPIs, os líderes já começaram a discutir quais os parlamentares a quem serão destinados os cargos de presidentes e relatores dessas duas comissões.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: