Confira a íntegra da nota do presidente

Da Redação | 12/01/2009, 19h09

Nota do Presidente do Senado Federal
12.01.2009 

O Presidente do Senado Federal, Senador Garibaldi Alves Filho, expressa sua consternação contra a escalada da violência que se seguiu ao fim do cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Ainda que o lançamento de mísseis pelo Hamas contra o território de Israel deva ser considerado como ato inadmissível, a reação militar israelense na Faixa de Gaza tem-se mostrado desproporcional e igualmente inadmissível, na medida em que não tem feito distinção entre objetivos civis e militares, o que resultou na morte violenta de centenas de civis, inclusive crianças, mulheres e idosos. 

O Presidente do Senado Federal manifesta seu pleno apoio à atuação do Itamaraty no tratamento da questão, inclusive no que se refere à proteção oferecida à comunidade brasileira residente nas áreas de conflito. Endossa, também, a proposta de se convocar uma conferência internacional sobre a questão, iniciativa que percebe como passo relevante para o restabelecimento da paz na região, tendo como pressuposto o direito de constituição do Estado palestino e a existência de Israel em condições de segurança. 

Com essas observações, o Presidente do Senado Federal transmite, com veemência, apelo à sua colega e presidente do Parlamento israelense, (Knesset), Senhora Dalia Itzik, no sentido de que busque sensibilizar as autoridades de seu país quanto à necessidade da aceitação de um imediato cessar-fogo, de modo a possibilitar a retomada do processo de paz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: